sábado, 19 de janeiro de 2013

Sucos de Frutas, Legumes e Verduras!

Oi!!!
Eu ultimamente tenho falado mais de alimentação, acho importante. Embora eu não seja um exemplo de boa alimentação, pela quantidade de besteiras que adoro comer... Mas estou tentando seguir uma vida mais saudável...


Muitos falam desses sucos energéticos, estimuladores, refrescantes, renovadores e até mesmo afrodizíacos...mas fala a verdade, você tem coragem de fazer? E o medo de ter o trabalho de ir comprar, descascar, bater, coar...e ainda não gostar?! Acho que não tem um meio termo sabe, ou você gosta se frutas com legumes como suco ou não gosta! E por sorte, olha lá.. eu GOSTO. Já meu marido detestou! rsrsrs

Bem, estou tentando me readaptar. Readaptar?! Sim! Porque desde que me entendo por gente, minha vovó sempre fazia um suco desses e era a primeira coisa que a gente tomava antes mesmo do café da manhã. Ela dava um copo de 250ml pra mim, pro meu pai e pro meu irmão. Ai de quem não tomasse... ela chamava de vitamina rsrss
Era: 1 cenoura, 1 beterraba, 1 limão e 1 a 2 laranjas batidos no liquidificados com 1 litro de água, coado grosso e adoçado com adoçante.
As vezes faltava um desses ingredientes, mas normalmente era assim.

Vamos lá aos bens que estávamos ingerindo todos os dias:

BETERRABA:
Benefícios
Os benefícios da beterraba são tão grandes e variados que é difícil saber por onde começar. Tem uma importante acção de depuração e de fortalecimento do sistema imunitário, estendendo-se os seus efeitos benéficos a todo o organismo.
O seu elevado conteúdo de antioxidantes é útil no combate às infecções. Tem uma acção profunda na estimulação da circulação e na produção de glóbulos vermelhos, limpando e purificando o sangue, o que lhe permite transportar os nutrientes por todo o corpo e combater a anemia.
Na Europa de Leste, as suas propriedades de limpeza do sangue são de tal modo respeitadas que é usada no tratamento da leucemia. O teor de ferro e de açúcar da beterraba fortalece e dá energia, estimulando a memória e a concentração.
Apesar de doce, é muito pouco calórica e rica em hidratos de carbono, bem como em vitaminas e minerais essenciais – betacaroteno (que o organismo transforma em vitamina A), vitaminas B6 e C, ácido fólico, manganés, ferro, potássio e fósforo.
Órgãos vitais
A beterraba protege muitos dos nossos órgãos vitais. Reforça o funcionamento dos rins, vesícula biliar e fígado e combate a formação de cálculos renais. É um anti-inflamatório natural, ajudando a atenuar as reacções alérgicas.
Dada a sua acção sobre o sangue, a beterraba pode ser muito útil no alívio de problemas ligados à menstruação, como a anemia causada por períodos abundantes, ou como regulador do ciclo menstrual. Pode também ajudar a reduzir os problemas provocados pela menopausa.
A beterraba contém antioxidantes importantes que previnem a doença. Fortalece ainda o sistema linfático - a primeira linha de defesa do organismo contra a doença -, sobretudo se ingerida em sumo.

 Caraca, isso só da Beterraba!!!!!

CENOURA:
A cenoura trás benefícios para os olhos, a pele, cabelos, mucosas, ossos e sistema imunológico. Ainda previne úlceras, reumatismo e arteriosclerose.
É indispensável para crianças em fase de desenvolvimento, mas também os adultos não podem ficar sem este precioso alimento, pois carrega grande quantidade de vitamina A, além disso, a cenoura contém vitaminas B e C. A primeira beneficia o sistema nervoso, a segunda estimula as defesas orgânicas contra enfermidades.
Nela ainda contém sais minerais de grande importância para a saúde, tais como cálcio, magnésio, ferro, cobre e iodo.
O iodo é primordial à glândula tiróide que acelera a nutrição, comanda os processos de crescimento, vitaliza toda área cerebral e equilibra o melhor funcionamento de todas outras glândulas.
Melhor comer crua, sem nenhuma manipulação, sendo excelente para fortalecer os dentes das crianças e adolescente, já o adulto, deve tomar cuidado, se não fortaleceu seus dentes na época correta.
A segunda opção é ralar, mas sempre na hora que vai comer, nada de guardar para mais tarde, a não ser em dias especiais, que pode temperar, mas tenha o cuidado de deixar na geladeira, pois enquanto ela está fechada, a cenoura está no escuro e não entra em contato com a circulação do ar.
Fazer sucos na centrífuga, pois a vitamina A, em contato com a luz, perde sua potencialidade, por isso não é aconselhável fazer o suco no liquidificador.
A maneira que aproveita menos os nutrientes é cozinhando, pois a fervura, principalmente demorada e o vapor, desintegram os nutrientes, sendo que o grelhado é o menos agressivo.

LARANJA:
A laranja é uma fruta rica em benefícios. Especialistas divulgaram que é indicado comer uma laranja diariamente.

A laranja pode evitar o câncer de boca, estômago, e ainda diminuir o risco de derrame. A laranja possui antioxidantes, e ainda ajuda a fortalecer o sistema imunológico, diminuindo a probabilidade de um crescimento de celular tumorosas. Também pode ajudar na obesidade, diabete e doenças cardiovasculares.

Fonte de vitamina C, é energizante, laxante e ajuda na prevenção de infecções.
Controla a pressão sanguínea
Combate o colesterol
Melhora os problemas digestivos
Estimula as funções intestinais
Previne gripes e infecções
Reforça as defesas do organismo
Corrige a acidez excessiva do organismo
Estimula o sistema circulatório, combatendo inflamações das veias

O Bagaço da Laranja: no bagaço da laranja que são encontrados a maior parte das fibras. Além disso, na parte branca encontra-se a pectina, que exerce várias funções para o organismo. Na boca ela insere-se nos sulcos gengivais e previne contra cárie dentária. No estômago, ela aumenta o volume do alimento, causando sensação de saciedade. No intestino grosso, a pectina é fermentada e produz uma substância que previne contra câncer do intestino grosso. O bagaço da laranja também estimula o funcionamento do intestino, ótimo para aqueles com intestino preso.

LIMÃO:
O limão é considerado o rei dos frutos curativos, graças à variedade de usos medicinais que possui. Isso se deve a uma substância presente na casca, com vários efeitos benéficos à saúde: ajuda a emagrecer, reduz o colesterol, controla a ansiedade e tira o desânimo. Além de tudo, ela combate os radicais livres, retardando o envelhecimento. Rico em vitamina C e sais minerais, o limão também é ótimo para curar e prevenir a gripe. E não é só isso! Estudos comprovam ainda que o fruto possui propriedades antibacterianas. Aprenda como usá-lo melhor no seu dia a dia:
Fruto anticansaço: além de ser um poderoso aliado no tratamento de várias doenças, o limão ajuda a afastar o desânimo, o cansaço e a ansiedade, resgatando de maneira sutil o bem-estar. Por isso, hoje é comum o uso do limão na aromaterapia e no uso de florais, como forma de reequilibrar o organismo e a mente.
Adeus, gordurinhas: aprenda com os ensinamentos da medicina aiurvédica, desenvolvida na Índia há cerca de 7 mil anos: o limão é um laxante suave e estimula a digestão. Usado com bom senso, e associado a outras frutas ou legumes em forma de suco, ele ajuda até a emagrecer.
Os poderes curativos do fruto
Azia: Esprema o suco de 1 limão em ½ copo (americano) de água. Beba imediatamente.
Aftas: Com o auxílio de um cotonete, passe suco puro de limão no local machucado.
Amigdalite e faringite: Faça gargarejo várias vezes ao dia com água morna, suco de limão e uma pitada de sal.
Asma: Toste no forno um limão inteiro. Esprema e misture o suco com 1 colher (sopa) de mel. Tome 1 colher (chá), de hora em hora.
Colesterol: Em jejum, tome o suco de 1 limão com um pouco de água morna todas as manhãs.
Diarreia: Bata no liquidificador o suco de 1 limão, 1 maçã e um punhado de erva-doce e hortelã frescas. Coe e tome na hora. Se desejar, dilua a mistura em água fresca ou de coco.
Dor de dente: Pingue algumas gotas de suco de limão no local da dor.
Febre: Corte 3 limões médios em fatias finas. Leve ao fogo com 500 ml de água. Deixe ferver até que a água reduza a um terço. Tome ½ xícara (chá) de hora em hora até que a febre baixe.
Gripe: Tome suco puro de limão três vezes ao dia. Ou faça um chá com 1 limão descascado cortado ao meio, 2 dentes de alho com casca, cravo e canela em pau a gosto. Adoce com mel e tome bem quente, antes de deitar.
Mau hálito: Faça gargarejos com 1 copo (americano) de água morna e o suco de ½ limão.
Náusea: Beba 1 copo (americano) de água gelada com gotas de limão. Outra dica: corte 1 limão ao meio e aqueça as 2 metades com a parte aberta sobre uma frigideira. Salpique sal sobre uma delas e mel sobre a outra. Chupe o suco das duas.
Reumatismo: Tome água com limão várias vezes ao dia (inclusive cedo, em jejum).
Soluço: Tome 1 colher (sopa) de suco de limão.
• O limão possui baixo teor calórico: 100 g de limão = só 25 calorias.
• Várias linhas da medicina (tradicional, xamânica e alternativa) já reconheceram que o consumo diário do limão melhora bastante a concentração mental, a memória e a visão. E isso independentemente da forma de consumo (suco, terapia intensiva, aromaterapia, fitoterapia etc.)

--------------------------------------------------------------------------------------------------
CARACA!!!!!!!!!!!!! SUQUINHO "INOCENTE" NÉ! TANTA COISA BOA!!!
VOVÓ QUE SABIA DAS COISAS!!!!
--------------------------------------------------------------------------------------------------

Eu agora, faz um mês na verdade, todo dia de manhã em jejum tenho tomado um suco loco desse aí. Mas não só esse da vovó não! Fiquei inventando umas modas aqui que deu certo! E o melhor, eu gostei! Como eu já disse, você pode amar ou odiar, porque o meio termo creio que não exista...



Meus experimentos:

- meia cenoura, meia beterraba, 1 fationazona de melancia, batido no mixer com 500 ml de água e coado grosso servido com 4 cubos de gelo. Com adoçante. Nota: 10! Adorei demais! Tinha muita melancia e ia estragar hehe

- meia beterraba, 5 fatias de gengibre, 1 limão e 1/4 de pepino, batido no mixer com 500 ml de água e coado grosso servido com 4 cubos de gelo. Com adoçante. Nota: 10! Confesso que fiquei com MOOOITOOO medo! Porque eu detesto pepino! Olha isso!! hahahahahahahaha

- 1 laranja, 1 limão, 5 fatias de gengibre e 2 folhas de couve manteiga, batido no mixer com 500 ml de água e coado grosso servido com 4 cubos de gelo. Com adoçante. Nota: 10! Cara a cor é incrível!!! Gente, Amei!

- 1 laranja, 1 limão, 5 fatias de gengibre e 2 folhas de couve manteiga e meia BETERRABAAA, batido no mixer com 500 ml de água e coado grosso servido com 4 cubos de gelo. Com adoçante.
Nota: 10! Cara a cor ficou muito linda, um verde escurão sabe, show!

- 1 laranja, 3 folhas de couve manteiga, meia cenoura, meia betarraba e 5 fatias grossas de gengibre.batido no mixer com 500 ml de água e coado grosso servido com 4 cubos de gelo. Com adoçante.  Nota: 08! Mas a cor ficou meio "cor de burro quando foge" por causa da cenoura rsrsrsrs Mas o gosto tava legal!

- 1 laranja, meia cenoura, e fatiazona de mamão, batido no mixer com 500 ml de água e coado grosso servido com 4 cubos de gelo. Com adoçante.
Nota: 9! Cara, ficou gostoso de gosto mas ficou muito grosso pra bater. Horrível pra coar. O mamão, assim como a banana, deixam o suco cremoso, e disso achei ruim porque pesou um pouco na barriga. Cremoso pra mim, é vitamina com leite.
FUTUROS TESTES:

Tudo  batido no mixer com 500 ml de água e coado grosso servido com 4 cubos de gelo. Com adoçante. 

- 3 folhas de couve e 1 laranja lima;
- 3 folhas de couve, 1 limão e 1 laranja lima;
- 1 laranja. 1 maça, 1 limão e 3 folhas de couve;
- 1 rodela grande de acabaxi e 3 folhas de couve;
- 1 maça, 3 folhas de couve e meia cenoura;
- 1 maça, 3 folhas de couve e meia beterraba;
- 3 folhas de couve e 1 limão;
- 3 folhas de couve, uma rodela média de abacaxi, 1 laranja e meia maça;
- meia cenoura, 5 rodelas de gengibre, meio pepino médio e 1 laranja;
- 1 maça, 3 folhas de couve e meia cenoura;
- meia beterraba, 1 maça e 4 rodelas de gengibre;
- 500 ml de água de côco e meio pepino médio (aí não leva água);
- meia maça, meio pepino médio e meia beterraba;
-  Espinafre (não sei ainda quanto), 1 maça e 1 limão;
- 3 folhas de couve, 1 cenoura, 1 laranja e meia maça;
- meia beterraba, meio pepino, 1 laranja e 1 limão;
- meia cenoura, meia beterraba, 1 laranja e 1 limão
- meia beterraba, 1 maça, 2 fatias de gengibre e meio pepino;

É isso por enquanto. Não esqueçam que tem o aipo (detesto), espinafre... como também tem o kiwi, o morango, a acerola, a goiaba... mas eu escolhi as opções mais baratinhas. Depois que eu enjoar de tudo vejo o que posso mudar.

O post ficou enorme, pelo menos só falando de coisas saudáveis!
Beijos pra todos! Alguma sugestão de suco manda aí pra mim!!!!
=)

 


 

6 comentários:

  1. Eu sou daquelas que adora um suco logo pela manhã...o que eu mais tomo é um feito com melão, papaia e água de coco...bato tudo no liquidificador e tá pronto...nem adoçante nem nada porque o suco fica uma delicia...bjos

    kalyne
    misturaquedacerto.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kalyne!
      =)
      Tb adoro!
      Deve ficar muito bom esse seu heim!!
      =) Valeu a dica, bjoo!

      Excluir
  2. Oii
    muito boa a dica!

    Estou seguindo aqui, segue de volta?

    www.facebook.com/mdemooda
    mdemooda.blogspot.com

    beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Fiquei curiosa pra experimentar o primeiro e o terceiro da sua lista de experimentos...rs. Sou meio fresca com sabores novos, mas enfio tudo goela abaixo e vamos lá! haha
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahahaha tipo, eu gostei amiga! mEU Marido já detestou! TUDO!
      rsrsrs
      bjs

      Excluir